A História do Mountain Bike contada sem discorrer pela belíssima história da empresa que trouxe para o Brasil uma das mais belas e desafiadora atividade esportiva, além de demonstrar capacidade de competição e de desenvolvimento tecnológico, colocando o país em uma posição de muito destaque e de respeito no mundo das bicicletas mais arrojadas do mundo: as Mountain Bike's.
O Começo
Em 1898, Luigi Caloi, um italiano cujo sonho era fazer a melhor bicicleta utilizando a tecnologia mais avançada que alguém pudesse imaginar na época, desembarcou no Brasil vindo da Itália juntamente com seu cunhado Agenor Poletti, um mecânico muito hábil. Abriram a Casa Poletti & Caloi, um estabelecimento que alugava, consertava e reformava bicicletas de corrida do Clube Atlético Paulistano em São Paulo. Quatro anos depois, Luigi se tornou representante exclusivo da fábrica italiana de bicicletas Bianchi no país. Em 1924, ele faleceu e a nova sociedade, agora chamada Casa Irmãos Caloi, formada por seus filhos, Henrique, Guido e José Pedro, durou pouco. Guido ficou sozinho com a empresa, que passou a ser conhecida como Casa Luiz Caloi.Em 1942, as dificuldades de importação em virtude da Segunda Guerra Mundial o obrigaram a produzir peças de reposição em um barracão no bairro do Brooklin. Anos mais tarde, em 1948, mesmo com a regularização das importações, a empresa agora chamada Indústria e Comércio de Bicicletas Caloi, manteve sua fabricação, passando a produzir suas próprias bicicletas no Brasil com a inauguração da primeira fábrica de bicicletas do país.
Em 1953 ocorreu o lançamento da bicicleta Fiorentina, que tinha aro 26″ (novidade para a época), freio de vara, bagageiro e vinha com uma bolsa de couro, para ferramentas presa no selim. Em 1955 foi o ano em que o Sr. Guido Caloi faleceu, dando lugar à 3ª geração da família na direção da empresa, comandada pelo Sr. Bruno Antônio Caloi.
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Fiorentina, o primeiro lançamento da Caloi
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Consolidação da marca
Nos anos 70 a Caloi se consolidou e expandiu sua marca no Brasil. Um grande salto da Caloi foi o lançamento da inesquecível Caloi 10 com quadro baseado na Bianchi San Remo e 10 marchas. Era a primeira que se lançava uma bicicleta esportiva no Brasil.
Em 1972, a primeira bicicleta com marchas produzida e comercializada no Brasil, fixou de tal forma na cabeça de todos a imagem do produto, que durante por muito tempo, qualquer bicicleta com marcha, seja ela de que marca fosse, era chamada de Caloi 10.
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Caloi 10 |
Outro grande lançamento foi a Barraforte que se tornou sinônimo de resistência. Uma bicicleta robusta com quadro em aço carbono, desenvolvida para levar o ciclista com segurança e conforto, que se tornou referência histórica no segmento de transporte no país.
Fábrica em Manaus
Em 1975, em franca expansão, a Caloi inaugurou mais uma fábrica no país. Localizada em Manaus, a nova unidade industrial destinava-se à produção de bicicletas de alto valor agregado. No final desta década foi à vez da Caloi Ceci, primeira bicicleta feminina do mercado brasileiro. A cestinha na dianteira sempre foi a marca registrada deste modelo. O comercial de televisão desta bicicleta trazia a atriz Bruna Lombardi como garota propaganda.
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Caloi Ceci |
A chegada da Cross
No início da década de 80, o lançamento da Caloi Cross Extralight marcou a chegada do BMX ao Brasil. As rodas eram no tamanho 20″ com pneus biscoito. As partes de alumínio da Caloi Cross eram coloridas (fato inédito na época). Essa bicicleta marcou uma geração de milhões de meninos brasileiros. Nessa época 9 em cada 10 “moleques” sonhavam com essa bicicleta. Eu não sei como não fiquei doente por não ter tido uma bike dessa na época. Foi a maior febre causada por um modelo de bicicleta que eu pude presenciar até hoje!
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Caloi Cross Extra Light, sonho de consumo
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Mountain Bike
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Com a chegada dos anos 90 surge uma nova modalidade de bicicletas, as mountain bikes. A Caloi praticamente introduziu no país esse tipo de bicicleta. Primeiro com uma bicicleta de aço carbono e 15 marchas e depois com um de seus maiores sucessos, a Caloi Aluminum, um modelo de ponta e de alta tecnologia para o mercado brasileiro da época: quadro de aluminio produzido pela Alcoa, com garfos também de aluminio fornecido pela francesa Vitus e o “inédito” câmbio de 21 velocidades.
Conquista do mercado externo
Inovações no design e na funcionalidade das bikes continuaram a conquistar cada vez mais clientes, inclusive nos Estados Unidos, onde a Caloi inaugurou uma subsidiária em 1990, localizada em Jacksonville, no estado da Flórida. Outro importante fato para sua expansão internacional nesta época foi o patrocínio ao heptacampeão do Tour de France, o americano Lance Amstrong, na equipe Motorola/Caloi.
Tempos difíceis
Até a abertura do mercado brasileiro, em 1992, a Caloi tinha como única concorrente a Monark.
Depois da abertura, o mercado de bicicletas ficou muito mais competitivo e a Caloi passou a enfrentar grandes problemas. A empresa foi dirigida pela família Caloi até o ano de 1999, quando esta vendeu a maioria acionária para Edson Vaz Musa, respeitado administrador de empresas e ex-presidente da Rhodia no Brasil.
A partir de então, a Caloi partiu para um novo desafio: ser sinônimo de bicicletas e também de fitness, agregando saúde, esporte e lazer à marca. Em 2006, a Caloi inaugurou uma moderna fábrica em Atibaia, desativando a antiga unidade da Avenida Guido Caloi.Em 2008 a Caloi comemorou 110 anos comercializando mais de 700 mil bicicletas e 100 mil unidades de aparelhos para home fitness, e lançando um novo posicionamento da marca com o slogan “Caloi. Movimentando a Vida”.
Venda para gigante canadense
Em agosto do ano passado 70% das ações da Caloi foram vendidas para a canadense Dorel, que é proprietária de marcas como Cannondale e GT . Eduardo Musa, é o CEO da empresa no Brasil.
A Caloi tem modernizado sua linha para acompanhar as tendências internacionais e continuar liderando o mercado com produtos do mais alto nível. E também apoiando nossos atletas.
E você já teve ou tem uma Caloi? Tem alguma história relacionada a marca para contar? Então compartilhe conosco, participe do nosso blog, sua participação é muito bem vinda! Boas pedaladas e até a próxima!
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